PHDA: Uma resposta ao Henrique Raposo.

Primeiro, caso não tenham lido, vão ler o artigo dele:

As crianças não são hiperactivas, são mal-educadas

Agora a minha resposta.

Caro Henrique Raposo, obrigado. Obrigado por separar o trigo do joio. Como hiperactivo e pai de hiperactivos nada me incomoda mais que ser “misturado” nessa classificação comum que tão claramente desmistificou.

Para nós, a PHDA ( Perturbação de Hiperactividade e Deficit de Atenção) não nos serve nunca de desculpa, quando muito e muito contra vontade serve-nos de justificação, ou melhor de esclarecimento para o facto de os nossos limites serem diferentes dos dos outros.

Lamento isso sim que um artigo que usa a condição que nos afecta como ” negativa” não se tenha alongado um pouco mais na explicação das maneiras em que os verdadeiros hiperactivos são diferentes dos falsos.

É que os hiperactivos como eu e os meus, não somos nada como as crianças que descreveu. Sim, são irrequietos, têm tendência a gritar em vez de falar, são impulsivos e não medem as consequências. Sim, tudo isso. O que não são é capazes de intencionalmente fazer mal a seja quem for. Quando chamados à atenção, obedecem. E até páram, por uns minutos. São geralmente altamente empáticos. São alegres em extremo com um riso contagiante. Podia continuar… mas não é esse o objectivo desta resposta.

O que lhe quero dizer é que a identificação que fez, assim como as causas que atribui ao problema, concordam em absoluto com o esforço que os hiperactivos fazem há anos de evitar confundir a condição que nos aflige com uma situação comportamental ou de ausência de educação. Por essa distinção e pela lucidez digo-lhe Obrigado.

Sendo possível, gostaria de ver o que teria a dizer sobre a verdadeira hiperactividade e a forma como ela afecta a vida de milhares de Portugueses, adultos, crianças e adolescentes.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Filipe Carvalho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s