O que é ser blogger?

Como em todas as coisas que são feitas para expressar a identidade, cada blogger tem uma resposta diferente e talvez ninguém tenha uma resposta completa.

Como em muitas coisas, eu tenho uma opinião sobre o assunto. Correta? Incorreta? Não sei.

Na minha muito imodesta opinião um blogger é alguém que não tem tempo ou paciência para ser um escritor, ou jornalista. Isto não quer dizer que um blogger é uma forma inferior dessas duas artes, não, é uma forma concisa de exprimir ideias, histórias, opiniões, relatar factos. É concisa porque na vida moderna, qualquer coisa que nos ocupe mais do que os 20 ou 30 minutos de que dispomos depois do jantar e antes do sono bater, é impossível. Mas, a brevidade não significa inferioridade ou incapacidade, significa apenas que se faz o possível no tempo disponível.

Claro que uns ou outros, ultrapassam essa brevidade, ou por terem mais tempo, ou por trocarem horas de sono, descanso, laser ou até de trabalho à expressão escrita da sua identidade. Mas, esses, mesmo assim, não são exceção.

O que é portanto ser blogger para mim? É sentir a necessidade de exprimir a sua identidade na forma escrita, no formato breve, pessoal e interativo. Ser blogger é ter um blog? Não, é escrever nele. Muito, pouco, mais ou menos. É usá-lo para exprimir pensamentos, ideias, opiniões. Seja o que for, mas, usá-lo para ser pessoal. Blogs institucionais, não são escritos por bloggers, digo eu, são escritos por profissionais pagos para exprimirem o sabor de Relações Públicas do dia, pouco mais são que xicletes (eu sei que não é assim que se escreve, mas da outra forma é publicidade) pré-mastigadas.

Então um blogger é uma pessoa que se exprime, espreme, estica, desfaz-se em risos e lágrimas, desabafa, grita, sussurra, se enraivece, se congratula, se engana, acerta em cheio, faz rir, faz chorar, nos ensina, nos engana, nos dá, e nunca nos tira. Porque um blogger só está ali para uma coisa, para partilhar. Pode até ser que nós nem precisemos nunca daquilo que ele tem para nos dar, ou que seja mesmo o oposto do que queremos, mas, ao blogger isso não interessa. Importa sim é a partilha de si mesmo, a entrega, por vezes excessiva e demasiado aberta é o mote e a razão de ser da existência e manutenção do blog e é essa entrega que faz o blogger.

Ser um blogger não é um acto onânico e envergonhado. É uma partilha consciente, corajosa, de si mesmo no oceano de informação. É saber que se é uma gota, mas, gostar de o ser. Qualquer blogger podia ser um escritor, alguns dirão que já o é, mas, mais uma vez na minha imodesta opinião de sabe tudo (hã?) reduzir um blogger a escritor devia ser crime. Um livro é um trabalho estático preso para sempre nas garras do tempo, um blog é algo vivo, que cresce,muda, reproduz-se e eventualmente morrerá. Ser blogger é um pouco parecido com ser pai (ou mãe). Damos vida a algo de que somos os responsáveis, alimentamo-lo com a nossa própria identidade, criamos e influenciamos o seu destino.

Como vêm ser blogger não é fácil, nem simples. Dá trabalho, pode causar dores, tirar horas de sono, levar-nos a exageros. Com um bocado de jeito, qualquer dia começam a incluir aqueles papéis como os dos medicamentos na abertura dos blogs. Mas, claro que como os dos medicamentos, nunca ninguém os lê, aliás é para isso que vêm escritos em letra tão pequena.

Bom, espero ter de alguma forma, mesmo que desconhecida para mim, respondido à pergunta que coloquei eu mesmo. Se não o fiz, que tal deixar-me um comentário a dizer-me onde falhei? Não. Não é nada provável que eu leve a sério o seu comentário, ou até mesmo que isso me faça “editar” o post. Mas, tal como um blogger, um commenter também faz parte do ecossistema e é para muitos a única razão de ser de um blog. Por isso exprima-se, esprema-se, grite, etc… que eu garanto que leio.

Ah, pois e tal despedidas e assim… 😉

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s